Páginas

Fundamentos de um goleiro



É sabido que nós goleiros necessitamos de vários fundamentos para desempenhar a função de arqueiro. O fundamento de um goleiro é a base pra toda a carreira.
Uma criança que teve suas habilidades básicas bem trabalhadas durante todas as fases do desenvolvimento motor, provavelmente quando começar a trabalhar mais especificamente na posição se sobressairá sobre os demais (falaremos mais sobre desenvolvimento motor no próximo post).
Temos diversos fundamentos que devemos trabalhar em um goleiro vamos especificar alguns deles.

“Pegada”: A pegada nada mais é que, o agarre do goleiro, ou seja, a forma como ele vai pegar bola. Esse fundamento é a base para todos os outros, um goleiro com boa pegada estará bem encaminhado para os demais fundamentos. A maneira correta é formando com os dedos uma espécie de “triangulo”, os dedos semi flexionados e os indicadores se unindo.

“Saída de gol”: Fundamento que exige uma boa impulsão, mas principalmente um bom “tempo de bola” (o momento certo pra saltar e agarrar a bola). Deve sempre sair com um dos joelhos elevados para proteção em caso de choque, nunca eleve o pé, pois pode ferir um companheiro.
Obs: Cuidado para não afastar muito os joelhos.

“Entrada e cama”: A entrada é um fundamento “perigoso” muitos podem tomar “boladas na cara”, pois há uma flexão dos joelhos para que a bola não passe por baixo da perna, os cotovelos devem estar bem encaixados no abdômen para que a bola não passe entre os braços. Na “cama” o processo é o mesmo o que diferencia é que o goleiro projetará seu corpo para frente fechando os joelhos. A “cama” é usada em bolas com chutes mais fortes, pois da uma segurança maior na defesa do goleiro.
Obs: Cama (o corpo “cai” no solo)

“Quedas”: Existem quatro tipos de quedas. “Queda rasteira”, o goleiro fará a defesa rasteira caindo lateralmente. “Queda meia altura”, o goleiro fará a defesa saltando “mais ou menos” na linha da cintura lateralmente. “Queda alta”, o goleiro fará a defesa saltando o mais alto possível. “Queda quicando”, o goleiro fará a defesa saltando na bola que virá quicando. Todas as defesas podem ser seguras (quando seguramos a bola) ou espalmadas (quando espalmamos a bola).

É isso pessoal esses são alguns dos principais fundamentos que um bom goleiro precisa ter.


Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário